26 de maio de 2008

Como juntar moldura e foto, DETALHADAMENTE, no Photoshop.

Pra quem acha que a explicação do site é meio pobrinha de detalhes... ai vai então. Primeiro esclarecimentos sobre como baixar as molduras do álbum do Picasa. Escolhida a moldura de qualquer um dos álbuns (p/ álbuns virtuais ou revelação 10x15) e supondo que seja esta aqui: http://picasaweb.google.com.br/arteefotomontagens/Diversos/photo#5199891207310811570.

Do lado direito existe o link "Fazer download da foto". O mais importante neste momento é manter o formato PNG da moldura. NUNCA salve em JPG, pois iss faz com que o espaço pra foto fique branco, perdendo a transparência. Salve na pasta que preferir, o próximo passo será puxá-la no Photoshop.

Abra o programa, ARQUIVO > ABRIR, ou CTRL+O no teclado. Pegue a moldura. Agora faça o mesmo para abrir a foto. Uma dica muito legal é arrumar o contraste da foto antes de fazer a montagem, no caso de fotos apagadas ou sem brilho. IMAGEM > AJUSTES > BRILHO/CONTRASTE... aí você pode, intuitivamente, arrumar a foto. Tente com e sem o LEGACY selecionado, ele faz toda a diferença. Ficou "no jeito"? Vamos levá-la até a moldura.

Selecione a foto em SELECIONAR > TUDO ou simplesmente CTRL+A e em seguida EDITAR > COPIAR ou CTRL+C. Para voltar na moldura tecle CTRL+TAB (é isso mesmo, usamos muito o ctrl e o shift no Photoshop!). Agora cole a foto no EDITAR > COLAR ou CTRL+V.
Calma! Eu sei que ela ficou em cima da moldura. Agora entra a função de camadas, que já dei uma noção neste post: http://arteefoto.blogspot.com/2008/04/como-fazer-montagem.html. Na janela de camadas (se ela não estiver aberta, normalmente no canto direito embaixo, vá em JANELA > CAMADAS ou tecle F7, você terá a foto e a moldura como miniatura, isso serve para poder mexer em cada uma individualmente, sem modificar a outra. Para levar a foto pra baixo da moldura, na janela de camadas, arraste a foto pra baixo, deixando-a em segundo lugar. Agora ajuste o tamanho, se necessário, tecle CTRL+T para aparecer a ferramente de ajuste de tamanho. Se sua foto estiver muito grande diminua o zoom da imagem no canto esquerdo embaixo, ou no navegador (JANELA > NAVEGADOR). Para redimensionar e não deformar a foto, esticando indevidamente, segure o SHIFT enquanto puxa pelos cantos.

Pronto! Sua primeira montagem! Agora é só salvar: ARQUIVO > SALVAR COMO... ou SHIFT+CTRL+S e escolha o nome, o formato (agora sim pode salvar em JPG) e o local para salvar. Para as molduras do álbum 10x15, como você não modificou o tamanho da moldura, sua montagem está pronta para revelação. Para verificar vamos em IMAGEM > TAMANHO DA IMAGEM... ou ALT+CTRL+I. No quadro que abriu, na primeira linha do lado direito, certifique-se que a unidade de medida é cm (centímetro), se não for selecione-o. Agora sim, nas 2 primeiras linhas você arruma a altura e a largura, que para revelação 10x15 deve ser como padrão 10,2 x 15,2. Onde vai o 10 e onde vai o 15 depende a posição da imagem, paisagem ou retrato, horizontal ou vertical. A resolução (quinta linha) não deve ser menor de 100. Para revelar o ideal é 300 mesmo, mas como não teria álbum virtual que suportasse tanta qualidade de imagem, as minhas molduras estão em 150 de resolução, claro quando salvas da forma descrita no início desta postagem, nunca com o direito do mouse.

Só mais uma ressalva: modificar o tamanho da imagem pode danificar, esticar, seu trabalho. O ideal é não mexer quando não se tem muita experiência, pois mesmo explicando aqui as vezes só o tempo e algumas revelações mal sucedidas ajudam a entender mesmo.

Bom divertimento.

37 comentários:

Ser Mae e uma Bençao! disse...

Oi Dani
Eu queria saber se vc poderia me indicar algum link que tenha o Photoshop em portugues...

Desde ja agradeço!
Dyliana!

Isabel Artes disse...

Oi Dany, adorei o seu trabalho... mas gostaria de saber como faço para montar a foto e moldura com o photoscape,pois é o programa que eu uso sempre...

bjs e já te agradeço

Isabel Alves

Sabrina disse...

Poxa adorei as molduras, estou louca para colocar nas minhas fotos, mas não tenho o photoshop e não sei qual o melhor para baixar, me dê uma ajuda, se tiver uma versão em português melhor ainda.

Daniela Genovese disse...

Dyliana, não conheço, desculpa.

Isabel, no site tem explicação: http://arteefotomontagens.com, página PhotoScape, no rodapé tem link.

Sabrina, tenta o PhotoScape, é ótimo.

Unknown disse...

Dani..Bom dia!!!!
queria saber como faço p/ ter uma moldura se não tenho o photoshop?
Tentei baixar uma moldura mais não deu certo!
Seus trabalhos são lindos...queria tanto...
desde já te agradesço!

Mamusca disse...

GOSTO MUITO DO SEU TRABALHO,PARABENS.
EU USO O PHOTOFILTRE 8 E 9.0 PARA FAZER MINHAS MONTAGENS ALGUMAS DAO CERTO OUTRAS NAO. GOSTARIA QUE VOCE FIZESSE MONTAGENS COM PORTA-RETRATOS OK ABRAÇOS

Daniela Genovese disse...

Meninas, tentem o PhotoScape http://arteefotomontagens.com/photoscape.htm

boa sorte

=]

Unknown disse...

Oi adorei seu trbalho,gostaria de aprender a montar . nao consigo colocar a foto no espaço em branco por baixo só consigo colocar por cima ai nao fica direito, pode me ajudar? desde já obnriga!!! fica com DEUS!! Aline

Daniela Genovese disse...

Mto obrigada, Aline.
=]
Se vc se refere a alguma moldura minha, com espaço em branco, vc deve ter salva da forma errada... pois todas estão com o local pra foto aparecer ja recortados, transparentes. Dá uma passadinha no site, tem um álbum novo, pode ser q agora vc consiga salvar com mais facilidade: http://arteefotomontagens.com na página Molduras Grátis.

Unknown disse...

Obrigada Dani!
consegui fazer as montagens estava salvando de forma errada mesmo.
muito lindas suas molduras, bjinho.
Aline

Unknown disse...

Dani, gostaria de uma moldura do backyardigans como faço vc coloca !? vc vende!? tem mas nao em tamanho de revelar né? gostaria de revelar. aguardo a resposta.obrigada!

Daniela Genovese disse...

Sugestão anotada!
=]

Unknown disse...

Boa noite Dani!
Vim te agradecer , muito obrigada a moldura é linda! DEUS te abençoe!!! Ah sou sua fã todas são lindas. bjinho

RENATA disse...

ESSAS MOUDURAS SÃO SCHOW,MUITO LINDAS MESMO...

Unknown disse...

Dani, vim só desejar muito sucesso!!
Nossa ameii suas molduras são todas lindas. Que este seu gesto de compartilhar se prolongue por muito tempo. Felicidades e Parabéns pelo blog e site estão divinos!!

Abraços

Daniela Genovese disse...

Mto obrigada meninas!!
Amo o q faço, por isso da certo!
bjuss e voltem sempre!

Anônimo disse...

Dani,na explicaçao em cima diz q tem q aparecer uma miniatura da fotoe uma da moldura na janela de camadas,mas eu estou tentando fazer uma montagem e aparece dua fotos e nao uma fotoe uma moldura,me diz o q eu estou fazendo de errado,obrigado,bjs!

Daniela Genovese disse...

depende... se vc tive fazendo montagem utilizando uma moldura e uma foto deve sim aparecer na janela de camadas uma camada com a foto e outra com a moldura... so vc dizendo assim fica dificil te dizer oq vc pode estar fazendo errado.. rsss
tenta refazer td, e com calma.

Unknown disse...

Olá!!!
Boa Noite .
gostaria de saber se vc poderia me dar umas dicas de como fazer uma dessas fotos momtagens acho linda minha netinha vai fazer niver e eu gostaria de tentar fazer um pra ela eu faço mascaras não sou proficional não, eu uso o adobe photoshop meu imail é mae_nha@hotmail.com , se vc puder me dar essa dica vou ficar muito grata ....bjs...
Aguardo noticias suas.....
Alice....

lili disse...

oi!! Suas montagens são lindas..perfeitas..parabéns pelo belíssimo trabalho.
Você pode me dar umas dicas se como fazer uma montagem..
agradeço se puder me ajudar

Daniela Genovese disse...

Alice... no site tem um vídeo http://arteefotomontagens.com/duvidas.html#tirar_fundo

Lili, mto obrigada. Apesar do vídeo no link acima, gosto de recortar td com borracha mesmo, é so ter um poko de paciencia.

Anônimo disse...

Como faço pra fazer montagem no photoshop apartir de 2 fotos?

Te agradeço!

Jesus abênçõe sua vida e a de sua filha.

Abraço!

Jean Carlo disse...

Muito bom o seu blog. Gostei das dicas sobre Photoshop.
Se quiser uma parceria de link ou banners, entre em contato.


http://canalphotoshop.info/

abraços

Daniela Genovese disse...

ramona, é só adicionar outra foto da mesma forma q vc adicionou a primeira.

jean, parceria feita! mto obrigada!

Unknown disse...

Adorei o seu blog!
Mim ajudou muitoooooooooo!!!
Obrigado!

Unknown disse...

Oi gostaria de saber se tem como mudar molduras já salva em formato jpg para o png usando o photoscape, se tiver como, vc pode me encinar como fazer. Da pra fazer montagem com fundo usando o photoscape.

Obrigado desde já.

marcella

Daniela Genovese disse...

Marcella, não dá..
=/

Anônimo disse...

oi dane porque eu não consigo colocar foto na moldura acho lindas mas nunca da certo me ajuda...... por favor........

Sirlene disse...

Nossa..obrigada pelo tutorial..nao tinha ainda conseguido fazer a montagem, mas com sua explicacao consegui de primeira..muitta obrigada..estou feliz!!!

NandááH Mussel disse...

Adorei seu trabalho eh simplismente perfeito voce está de parabéns .
Será que voce pode me dizer em que photoshop voce faz ? e me explicar um pouco como tirar o fundo e encaixar nas fotos !??
Muito obrigadaa
:*

Guerin disse...

Não consigo juntar a moldura a foto no photoscape... o local da foto continua aparecendo branco na moldura e não transparente... salvei as moldura no formato certo PNG, e nenhuma estão dando certo... o que está acontecendo?

Dany disse...

Oi Dani, parabéns pelas suas montagens, elas são maravilhosas, eu estou com uma dúvida em relação a fazer montagem com foto inserida no meio do cenário, já segui suas dicas, ainda assim não consegui, a foto fica por cima de alguma coisa do cenário, será q vc poderia me dar orientações detalhadas? Desde já agradeço.

Grazi disse...

oi eu queria muito a montagem do backyardigans porque a minha afilhada vai fazer e eu queria fazer um cartaozinho para entregar aos convidados me faz esse favorzinho
bem lindinho é para menina!!
♥♥♥♥
desde já eu te agradeço!!!!

crisbeta disse...

Olá!!!Adoooooooooro vc e seu trabalho linda!!!
Olha tenho uma sugestão:Juntar foto e moldura no PhotoScape...
Vc colocou um video explicando colocar com PhotoShop com a moldura das menininhas ficou ótimo!
Eu já tentei seguir os passos do site várias vezes e não consegui.Snif snif...baixei o PhotoScape v 3.3 como indicou,não consigo passar do item 2 para o item 3 cliko em objeto e em seguida na paisagem,dai não consigo mais sair desse passo,me ajude por favor.Estou interessada no cd com as molduras,vc poderia explicar no cd também fikaria fácil ,no blog ajudaria muitas pessoas com esta dúvida,mas se não for possível,grave em cd ai vc fala o valor.obrigada pela paciência...Amo fotos!!!!Adoro fussar no blingee.beijos no S2.

crisbeta disse...

O meu email é:
crisbeta2009@ig.com.br
Vou aguardar ansiosa rsrsrsrs...

leilinha disse...

Seu trabalho é lindo.
Gostaria de saber como eu faço, para fazer uma montagem com uma moldura e uma foto mas somente com a imagem criança sem os detalhes da foto.
Eu uso photoshop CS2.
Deus te abençoe obrigado!!!!

Anônimo disse...

ola eu não cocigo criar umafotomontagem alguem me poderia ajudar