27 de junho de 2008

Montagem de foto em outro fundo

Agora que já temos uma noção básica das funões mais importantes do Photoshop, já dá pra fazer uma montagem utilizando foto e fundo.

Começando pela foto, de preferência bem clara e com uma parede branca e lisa atrás, facilita muito na hora do recorte. Muita gente utiliza laço magnético, como no vídeo, eu não gosto e nem sei usar direito pra falar a verdade, então vou ensinar do jeito que eu prefiro. Com laço magnético poderia até ser mais rápido, mas fica cheio de imperfeições, pontas, e pra ficar bom você teria que voltar e ficar arrumando... então melhor ir direto com borracha mesmo!

Abra a foto, normalmente, desbloqueie a camada que deve estar nomeada como "plano de fundo" dando 2 cliques. Pegue a famosa e básica borracha e passe em todo o contorno. Para os mais impacientes é legal pegar a borracha com pincel esfumaçado, pois ela permite um recorte menos preciso, um pequeno degradê. Onde mudar pra esfumaçada? Fácil! Depois de selecionar a borracha clique com o direito do mouse em cima da imagem, vai abrir a janela de pincéis. Se não aparecer umas bolinhas esfumaçadas embaixo, clique na setinha pra direita, na parte superior direita dessa mesma janelinha e ache "basic brushes", selecione a bolinha esfumaçada, pode começar pegando a de numero 19, depois você vai aumentando ou diminuindo conforme a necessidade.

Quando começar a passar em volta da foto você vai notar que o fundo vai ficando quadriculado, se não estiver é porque você não desbloqueou a camada... aiaiai... volta la pro outro parágrafo! Bom, continuando, não pense que vai sair perfeito da primeira vez, a qualidade vem com treino e tempo mesmo, sem pressa! Aumente a borracha nos cabelos e diminua nos cantos... logo se pega o jeito... para facilitar tecle [ para diminuir e ] para aumentar o pincel.

Foto recortada, vamos ao fundo. Abra-o em outra janela. Volte para a foto (control+tab) , selecione (control+A) e copie a foto (control+C), volte para o fundo (control+tab) e cole a foto (control+V). Provavelmente você terá que arrumar o tamanho, então com a camada da foto selecionada (F7 pra abrir a janela de camadas se precisar) de control+T e segurando o shift pra não distorcer a imagem, puxe pelos cantos para aumentar ou diminuir.

Se for o caso, como faço muito com as minhas montagens, de deixar a foto por baixo de alguma parte do fundo, no meio do cenário, clique com o direito na camada do fundo e vá na opção "duplicar camada..." e OK. Se for uma área pequena apenas, como um passarinho, ou um objeto... selecione com a ferramenta letreiro retangular ( ou tecle M) essa área que deve ficar por cima. Ainda com a seleção no mesmo lugar cole (control+V) a seleção. Ela será duplicada em outra camada, no mesmo local, por isso manter a seleção. Arraste a foto pra baixo desta nova camada. Com a nossa amiga borracha apague onde a foto deve aparecer.

Você pode ainda escrever ( T ) uma mensagem, um nome... e já pode salvar sua montagem. Arquivo > Salvar como... Selecione a pasta, dê um nome e escolha o formato, que neste caso é JPG. Se tivesse uma área de transparência, como já explicado, devia ser salvo como PNG. Você já deve ter ouvido falar em achatar a imagem, ou mesclar, antes de salvar, mas não precisa! Se nunca ouviu falar, melhor.. rss

Próximo texto penso em ensinar alguns efeitos, como sombra, relevo... Se tiverem sugestões também... fiquem a vontade.


53 comentários:

Unknown disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada!!! A sua dica foi a minha salvação!!!
Seu blog já está nos meu favoritos!!!
Bjos e até mais!!!

Unknown disse...

Oi sou a Patricia amiga eu keria saber mas um pouquinho sobre como colocar foto no meio do cenario,as fotos eu so seleciono com o laço magnetico,muda alguma coisa ja tentei muito e naum consigo colocar foto entre os personagens me ajuda por favor!
Bjus

luana disse...

como faço pra colocar uma imagi miha no meio dessa maravilhas molduras amei o seu trabalho espero resposta

Daniela Genovese disse...

Mto obrigada pessoal..
Tanto faz laço magnetico, poligonal.... e outras ferramentas de seleção ou borracha... é uma questão de gosto mesmo. Eu prefiro a borracha por causa do acabamento perfeito q ela proporciona.
Kleytton, no site vc tem explicações detalhadas de como juntar foto e moldura http://arteefotomontagens.com

Lady Trindade disse...

Dani eu estou empacado aqui.....
Foto recortada, vamos ao fundo. Abra-o em outra janela. ( que outra janela? no photo shop mesmo??) Volte para a foto (control+tab) , selecione (control+A) e copie a foto (control+C), volte para o fundo (control+tab) e cole a foto (control+V). Provavelmente você terá que arrumar o tamanho, então com a camada da foto selecionada (F7 pra abrir a janela de camadas se precisar) de control+T e segurando o shift pra não distorcer a imagem, puxe pelos cantos para aumentar ou diminuir.
i rsrs..... já fiz tudo certinho ja recortei,mas não consigo colocar essa foto junto com a imagem.

Me ajude por favor!

Daniela Genovese disse...

Lady, desculpa, mas nao entendi a sua duvida.

Lady Trindade disse...

Oi Dani, tudo bem, acho que não consegui dizer direito a minha dúvida..... mas vamos lá.... é assim, eu estou tentado fazer o convite de aniversário da munha filha e queria que ela ficasse na foto atras dos personagens, mas não consigo... já aprendi com vc como reportar a foto e por a foto por cima do fundo, mas não consigo de jeito nenhum, colocar a umagem da minha filha atras dos personagens, já li e reli, varias vezes, a sua explicação sobre isso, mas não consigo fazer!


Bjs e obrigada pela atenção. Sua filha e linda e os seus trabalhos tbm!!!

AH! só mais uma perguntinha!!
quero fazer um convite de imã de geladeira, preciso salvar com um tamanho especifico?

akitemdetudo disse...

Parabéns pelo execelnte trabalho, gostaria de saber como voce faz para recortar quando chega na parte do cabelo pois, o resto eu consegui com a sua dica da borracha, porém o cabelo esta sendo um pouco dificil, voce não teria por acaso uma video aula, ou uma dica um pouco mais detalhada, isso é se não for pedir muito, afinal eu acabei de conhecer o seu blog, mas pode ter certeza de que irei divulgar, pois o que é bom tem que ser passado adiante.

Daniela Genovese disse...

Lady, desculpa a demora em responder, mas é s vc copiar o fundo e colar numa camada em cima da foto, dai entao é so apagar a parte onde a foto deve aparecer.

akitemdetudo, rss, desculpa a demora tb, deixa a borracha com menos fluxo e bem pequena, pra vc conseguir seguir bem as formas dos fios.

CrikArtes disse...

oie querida...muito lindo tudo que vc cria viu...sabe tenho uma duvida poderia me ajudar?é que vou começar a fazer convites para vender e queria saber como vc consegue essas imagens de otimaresolucao?e tbm uma floresta em desenho que esta lindo...aguardo sua ajuda..parabens

Daniela Genovese disse...

mto obrigada!
=]
pego td no google mesmo... em imagens... é minha "única" fonte.. rss

CrikArtes disse...

Dani como eu escreveria pra buscar essas imagens?ja tentei varias vezes...desculpe imcomodar...vc poderia me ajudar?amo seu blogger...rs beijao querida

CrikArtes disse...

obs...as montagens que vc fez...com foto dessa gatinha Debora....os fundos das montagens vc conseguiu da net?

Daniela Genovese disse...

Crik, brigada... =]
Pego td na net sim.. nas imagens do Google. Costumo buscar combinando as palavras "wallpaper" e algum tema em ingles, como "fantasy".

P J P Digital disse...

Olá adorei suas dicas sobre o photoshop, teste quase todas... rsrs e gostaria muito q vc desse umas dicas de como faço para colocar um foto em transparência atras da foto original assim como tem em uma das suas montagens....se possivel aguardo e fico grata desde ja...obrigada

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER SE DA PRA FAZER ESSAS MONTAGENS PELO FOTOSCAPE, E SE DER COMO FAÇO.POR FAVOR ME ORIENTE.
SEU SITE É SHOW DE BOLA !!
ANDREA.

Daniela Genovese disse...

Priscila, é so vc tirar a opacidade da foto de trás. Na janela de camadas tem uma opção logo na parte de cima "opacidade 100%"... dexa uns 50%.

Andrea, mto obrigada, no photoscape nao tem como fazer recorte de contorno, so reto ou circular..
=/

Nélia... disse...

OS wallpaper JA VEM COM FOTOS DE OUTRAS CRIANÇAS E VC FAZ POR CIMA?
VC SABE COMO POSSO DEIXAR A FOTO POR NO MEIO DO CENARIO NO GIMP?GRATA DESDE JA....

Daniela Genovese disse...

nao entendi direito a parte de ja vir com foto.. rss.. mas acho q a resposta é nao..
infelizmente nao sei mexer no gimp.
=/

Thaís disse...

eu consigo colocar a foto no outro fundo,mas eu naum consigo muda-la de lugar! o q eu faço???
bjus e adoro seu trabalho!

Daniela Genovese disse...

vc deve deixar cada imagem em uma camada... foto embaixo e moldura em outra camada em cima. assim a foto fica livre para ser ajustada.

Andreia disse...

Oi, sou Andreia, já usei suas molduras para montar fotos dos meus filhos com a explicaçao do site e ficaram lindas, quero saber de onde vc tira as imagens para fazer as montagens de foto em outro fundo, consegui fazer com suas explicações, mas acho lindas as montagens que fez com sua filha com fundo da Barbie.

Daniela Genovese disse...

Mto obrigada!
Pego td no google mesmo. Tenta fazer buscas com palavras em outras linguas tb.

Unknown disse...

oi!quero fazer uma montagem de foto com outro fundo mas nw tenho o photoshop mas tenho o photoscape da para fazer?tem alguma diferenca?desculpe-me a ignorancia mas estou comecando agora ainda (espero) nw me familiarizei com o computador!!!
obrigada desde ja a atencao!!!!

Daniela Genovese disse...

imagina...
no photoscape não tem como, pois ele não é um editor..
vc pode pegar o GIMP, é gratuito e vc encontra no baixaki.

Unknown disse...

OI TD BEM QUERIA PARABENISÁ-LA PELAS MOLDURAS E QUERIA SABER COMO USAR ESSES FUNDO BONITOS PRA MONTAGENS. JA TENTEI E NAO CONSEGUI. UM GRABDE BJ E PARABENS!!

Daniela Genovese disse...

mto obrigada!
=]
no site tem passo a passo de como utilizar http://arteefotomontagens.com/ajuda.html

kika disse...

Oi Dani!! Gostaria de lhe agradecer por todas essas lindas montagens ke vc faz e pelas dikas ke sempre passa pra gnt. Tenho aprendido muito kom vc e até tenho pensado em fazer um curso de fotografia, ke tal?? Vc tem sido uma exelente mestra!!! Brigadaum por tudo e continue sendo essa pessoa generosa, talentosa e ilumindada ke vc é. Um bj e tudo de bom pra vc e sua família!!

Daniela Genovese disse...

imagina só.. mto obrigada!
qto ao curso.. ainda não chego a tanto.. kkkkkk
bjus e volte sempre!!!

Unknown disse...

olá suas montagens são lindas, já fiz várias montagens com as molduras que baixei no site.
mas tenho uma dúvida: como cortar a foto para colocar em outro fundo utilizando o programa photoscape?
bjs Deus abençoe seus trabalhos...

Gilderlaide disse...

oi!quero fazer uma montagem de foto mais não comsigo queria muito fazer uma montagem

Jonimari Produções Artesanais disse...

Obrigada Daniela estou aprendendo aos poucos,tens me ajudado bastante.
Abraço e tenha uma boa semana.

Unknown disse...

Dani, gostaria de saber se estas montagens, com cenário ond a foto fica entre os personagens, só da para fazer no photo shop, ou daria para eu fazer no power point, onde faço as molduras?
bjus, adoro seu site, sua filha é linda...

Unknown disse...

Dani, gostaria de saber se estas montagens ond a foto fica dentro do cenário entre os personagens só da para fazer no photo shop, pois uso o power point para fazer as molduras, não daria para eu fazer no power point estes cenários tb?
bjus, adoro seu site e sua filha é linda.

Daniela Genovese disse...

Patrícia e Sandra, não tem como.. só no photoshop mesmo ou outro editor de imagens similar
=/

Jonimari, fico mto feliz!! Sucesso!

Profª Chirley disse...

Daniela, gosto demais do seu blog! Add no meu blog e divulgo para todos os meus amigos que gostam de montagens como eu. Obrigada, vc é muito criativa!!!! Parabéns!!!!

Krys disse...

Ola Dani, por favor vc pode me dar uma ajudinha não estou conseguindo colocar a foto por trás dos personagens, ja li varias vezes a sua explicação e não consigo fazer obrigado.

Ana

Daniela Genovese disse...

Chirley, mto obrigada!!
=]
Krys, vc já viu o passo a passo do site? http://arteefotomontagens.com/dicas.html
Caso tenha visto, convido vc a conhecer e participar do forum do site, onde já existem perguntas respondidas e vc tb pode contribuir com as suas dúvidas: http://arteefotomontagens.com/forum

Unknown disse...

oi
adorei seu site

espero que continui dando dicas .

pois é muito bom
espero seu email

PATRICIA disse...

oi, meu nome é patricia.
sera que vc pode me ajudar!!
eu estou apanhando!!
estou tentando fazer essa montagem igual a do video, mas estou com duvidas, por favor me ajude!!!
eu abro a imagem da paisagem a do fundo, depois a da pessoa, corto a pessoa com quero, colo na imagem de paisagem, ai que começa o problema, pois não sei diminuir a imagem nem tao pouco mover ela.
como faço par diminuir-la e mover para a pessoa no caso ficar como quero??
e depois como salvar para minhas imagens??

poa favor me ajude , estou fazendo um trabalho em cima disso.
o que aperto, o que faço??
agradeço desde ja!!
patricia
espero anciosa!!

Daniela Genovese disse...

pra vc arrumar o tamanho tecle ctrl+T e segure o shift enqto puxa pelos cantos, nunca pela lateral.
finalizado vá em salvar como... para poder selecionar o formato JPG

Isabel Feitosa disse...

Como faço para colocar uma imagem na capa de uma revista?

Grata
Isabel

Unknown disse...

oi Dani...estou tentando baixar o photo shop no baixaki...vc pode me dizer qual devo baixar p poder recortar foto?queria um editor de imagens mais fácil de usar...

Anônimo disse...

Oi Dani,
Meu nome é Luciana e estou começando a fazer algumas montagens. Sou prima da Sandra *(mãe da Giovana e da Dani), ela me indicou o seu blog e simplesmente adorei....
Bjs

fofucha disse...

parabéns pelo seu trabalho, vc faz com muito capricho. Sempre que posso dou uma olhada nas suas montagens, cada uma mais linda que a outra.

bjks

Val

Rosemary disse...

boa tarde eu gostaria muito de fazer essa montagem mais não consigo baixar o photoshop só tenho photoscape, gostaria muito que vc me ajudasse a resolver esse problema eu gosto muito de fazer montagem de fotos. Desde já agradeço pela sua atenção um abraço.

Anônimo disse...

como faço para ter esse photoshop
dani por favo me da essa resposta bjs e muito obrigado

Unknown disse...

Adorei seu blog. Eu não sabia fazer nada. Aprendi a fazer várias montagens no photoshop cs3 através de suas explicações. Mesmo minha versão sendo em inglês. Gostaria que vc me tiresse uma dúvida.Eu peguei do seu Arte e Foto on line um fundo que se não me engano já está na medida de um foto, fiz a montagem direitinho e gostaria de saber se tem como reduzir essa foto pra fazer imã pra geladeira. Obrigada.

Unknown disse...

Adorei seu blog. Eu não sabia fazer nada. Aprendi a fazer várias montagens no photoshop cs3 através de suas explicações. Mesmo minha versão sendo em inglês. Gostaria que vc me tiresse uma dúvida.Eu peguei do seu Arte e Foto on line um fundo que se não me engano já está na medida de um foto, fiz a montagem direitinho e gostaria de saber se tem como reduzir essa foto pra fazer imã pra geladeira. Obrigada.

Unknown disse...

oi meu nome é luane , vou fazer o niver da minha filha queria tanto , fazer uma montagem com tema da barbi bailarina com a foto dela por dentro , séra q alquém sabe onde eu escontro essa montagem grátis ???? obrigado

Unknown disse...

eu queria saber se é pra gimp PhotoScape?

Unknown disse...

Oi td bem?? amiga qual é a photoshop que vc usa?? Por favor o aniversario de meu filho ta proximo, e nao consigo fazer esse efeito!!grata desde ja.

Unknown disse...

isso tbm serve no foto scap...ou so no phothoshop.